Nanotecnologia em Odemira: Artesã cria mantas “inteligentes”
09-11-2011 16:50:11

Artesã, na área da tecelagem, está a desenvolver um projeto inovador no âmbito da nanotecnologia em Odemira. O objetivo é produzir tecidos “inteligentes” (protetor UV, antibala e antimosquito, entre outros).

Texto Bruna Soares Foto José Ferrolho

Helena Loermans, artesã de Odemira na área da tecelagem, há muito que sonhava poder trabalhar com fios tratados através da nanotecnologia. E o sonho está agora mais perto de se concretizar. A artesã passou da fantasia à ação e prepara-se para desenvolver um projeto inovador no concelho que a acolheu de braços abertos. “A parte artesanal do meu trabalho está sempre mais à vista, mas por trás das minhas peças em tecelagem manual tem estado sempre uma componente de curiosidade e investigação”, explica Helena Loermans. Na Holanda era analista médica. Fazia investigação de tecidos humanos e animais. Hoje trabalha
com outros tecidos, de variadas cores e texturas. “Um dia estava a tecer e comecei a pensar que era importante que os arqueológos do futuro pudessem encontrar vestígios desta época. Percebi que temos a obrigação de o fazer e este projeto começou, precisamente, nesse momento”. Nasceram as primeiras conversas com amigos e familiares e rapidamente Helena percebeu que, por exemplo, “era interessante fazer echarpes com fio antibala”. Começou a pesquisar na Internet sobre este fio técnico e encontrou os fios de lã tratados por nanotecnologia, com várias funcionalidades. O primeiro passo estava, assim, dado. “O facto de poder trabalhar na tecelagem manual com fios de lã despertou a minha vontade de começar a criar peças ‘inteligentes’”, garante.
De acordo com Helena Loermans, “neste momento estão abertas as pré-inscrições para mantas e mantas de bebés com fios climatéricos”. No entanto, a artesã espera poder encontrar um patrocinador para que este projeto possa avançar ainda com “mais força”.

Considera que este é, sem dúvida, “um projeto inovador para o Alentejo” e que “é possível sensibilizar para a importância da nanotecnologia na área têxtil, em especial na tecelagem manual”. A artesã ambiciona ainda “aliar a funcionalidade com preocupações ambientais e humanas à produção artesanal e investigar acerca das potencialidades e contributos da nanotecnologia na produção de tecidos exclusivos”. Ao mesmo tempo, pretende também “trabalhar com fios inteligentes e descobrir no processo artístico a interação entre os materiais ‘inteligentes’ e os materiais tradicionais, ambos de origem natural”.